A Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de Mato Grosso, em parceria com a Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) uma operação de combate à comercialização de motocicletas adulteradas e repressão a crimes patrimoniais relacionados ao comércio irregular de veículos.
A investigação que motivou a operação apontou que motocicletas furtadas na capital, Campo Grande, estavam sendo adulteradas e subsequentemente revendidas no interior do Estado. Com base nos indícios apurados, a Polícia Civil realizou uma fiscalização em estabelecimentos de compra e venda de motos no município.
Durante as diligências, um homem de 30 anos, responsável por um dos comércios fiscalizados, foi preso em flagrante. Ele é acusado de expor à venda motocicletas sem a documentação regular, com suspeita de adulteração e sem comprovação idônea de origem, configurando o crime previsto no artigo $311, \S 2º$, inciso III, do Código Penal.
A ação resultou na apreensão de seis motocicletas que apresentavam fortes indícios de adulteração dos sinais identificadores.
As motos apreendidas serão submetidas à análise pericial da Polícia Científica. Serão utilizadas técnicas de revelação metalográfica para identificar os verdadeiros números de chassi e motor. O exame pericial é crucial para confirmar a adulteração e determinar a real procedência dos veículos, incluindo sua eventual vinculação com registros de furto ou roubo.
Alerta
Além da prisão e das apreensões, outros estabelecimentos foram fiscalizados e receberam orientações formais. A Polícia Civil alertou sobre a necessidade de verificar rigorosamente a procedência dos veículos, manter documentação completa e observar as normas de comercialização.
A Polícia Civil reforça o alerta à população, especialmente aos consumidores que desejam adquirir motocicletas seminovas ou usadas, sobre a importância da cautela:
Exija nota fiscal, recibo e documentação completa.
Verifique chassi, motor e etiquetas originais.
Realize vistoria prévia em órgão credenciado.
Desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: PCMS
Você também pode gostar de ler
Grupo criminoso que atuava em Alcinópolis é preso durante operação; vítimas principais eram idosos
Criminosos também atuavam em Coxim, Rio Negro, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes. Foram apreendidos celulares, documentos e veículos diretamente relacionados aos crimes
Publicado em 21/11/2025 às 16:14 - Atualizado em 21/11/2025 às 16:25 - Por Redação MS Todo Dia
Grande apreensão em Coxim: Força Tática prende sete em ponto de venda de cocaína
No local, foram encontrados balanças de precisão, tesouras, facas, sacos de lixo e a droga em diferentes estágios de preparo
Publicado em 21/11/2025 às 12:37 - Atualizado em 21/11/2025 às 13:32 - Por Roberta Cáceres
Homem é preso em Paranaíba acusado de importunação sexual contra quatro vítimas durante show gospel
Conforme o apurado, o investigado era uma pessoa considerada de confiança pelas jovens e demais membros da igreja
Publicado em 21/11/2025 às 09:20 - Atualizado em 21/11/2025 às 10:02 - Por Roberta Cáceres
Procurado pela justiça é capturado em Rio Verde durante a Operação Guardiã do Norte
Homem de 28 Anos com Mandado de Prisão em Aberto é Preso Pela PM no Bairro Coronel Manoel Mariano
Publicado em 21/11/2025 às 08:59 - Atualizado em 21/11/2025 às 09:01 - Por Roberta Cáceres
Homem de 33 anos é preso em flagrante pilotando motocicleta furtada em Costa Rica
Autor foi interceptado pela Polícia Militar no Conjunto Habitar Brasil e encaminhado à delegacia para responder por receptação ou furto
Publicado em 19/11/2025 às 11:26 - Atualizado em 19/11/2025 às 12:17 - Por Roberta Cáceres
Mulher é agredida a chutes e socos pelo cunhado e sogro após discussão em Chapadão do Sul
Vítima de 31 anos foi atacada após se opor à presença de convidados; autores fugiram do local e não foram localizados pela Polícia Militar
Publicado em 19/11/2025 às 11:15 - Atualizado em 19/11/2025 às 11:18 - Por Roberta Cáceres
Homem é preso após atrapalhar atendimento de enfermeira e causar tumulto no Hospital Municipal de Chapadão do Sul
Polícia Militar foi acionada para conter autor de 47 anos que perturbava o atendimento médico na Avenida Dezesseis
Publicado em 19/11/2025 às 09:13 - Atualizado em 19/11/2025 às 10:13 - Por Roberta Cáceres
Homem confessa ter matado a companheira, em Sonora; caso é o 36º feminicídio de MS
O casal tinha um filho de 4 anos. O homem afirmou que esganou a mulher até a morte por conta de ciúmes.
Publicado em 18/11/2025 às 15:20 - Atualizado em 18/11/2025 às 18:35 - Por Redação MS Todo Dia
Homem leva golpe de facão na cabeça ao tentar contato com a ex-esposa, em Costa Rica
Ele teria levado o golpe durante briga com outro homem no mesmo local.
Publicado em 18/11/2025 às 14:20 - Atualizado em 18/11/2025 às 14:51 - Por Redação MS Todo Dia
Arrependido, homem ajuda Polícia Civil e entrega objetos furtados em Costa Rica
Identificado pela Polícia Civil, o autor do furto em uma residência levou os investigadores a um terreno baldio, onde havia escondido os objetos
Publicado em 18/11/2025 às 12:35 - Atualizado em 18/11/2025 às 14:19 - Por Roberta Cáceres