A Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de Mato Grosso, em parceria com a Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) uma operação de combate à comercialização de motocicletas adulteradas e repressão a crimes patrimoniais relacionados ao comércio irregular de veículos.
A investigação que motivou a operação apontou que motocicletas furtadas na capital, Campo Grande, estavam sendo adulteradas e subsequentemente revendidas no interior do Estado. Com base nos indícios apurados, a Polícia Civil realizou uma fiscalização em estabelecimentos de compra e venda de motos no município.
Durante as diligências, um homem de 30 anos, responsável por um dos comércios fiscalizados, foi preso em flagrante. Ele é acusado de expor à venda motocicletas sem a documentação regular, com suspeita de adulteração e sem comprovação idônea de origem, configurando o crime previsto no artigo $311, \S 2º$, inciso III, do Código Penal.
A ação resultou na apreensão de seis motocicletas que apresentavam fortes indícios de adulteração dos sinais identificadores.
As motos apreendidas serão submetidas à análise pericial da Polícia Científica. Serão utilizadas técnicas de revelação metalográfica para identificar os verdadeiros números de chassi e motor. O exame pericial é crucial para confirmar a adulteração e determinar a real procedência dos veículos, incluindo sua eventual vinculação com registros de furto ou roubo.
Alerta
Além da prisão e das apreensões, outros estabelecimentos foram fiscalizados e receberam orientações formais. A Polícia Civil alertou sobre a necessidade de verificar rigorosamente a procedência dos veículos, manter documentação completa e observar as normas de comercialização.
A Polícia Civil reforça o alerta à população, especialmente aos consumidores que desejam adquirir motocicletas seminovas ou usadas, sobre a importância da cautela:
Exija nota fiscal, recibo e documentação completa.
Verifique chassi, motor e etiquetas originais.
Realize vistoria prévia em órgão credenciado.
Desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: PCMS
Você também pode gostar de ler
Dono de oficina é preso por injúria racial e ameaça em Aparecida do Taboado
Discussão por veículo que estava há mais de um ano na oficina terminou com ofensas racistas, ameaças de morte e prisão em flagrante do proprietário
Publicado em 07/07/2026 às 15:03 - Atualizado em 07/07/2026 às 15:16 - Por Ana Benitez
Sem CNH, jovem é preso após jogar carro contra policiais para fugir de blitz em Cassilândia
Motorista de 19 anos acelerou em direção à equipe da Polícia Militar durante fiscalização e colocou em risco a vida de uma mulher e duas crianças que estavam no veículo
Publicado em 07/07/2026 às 10:38 - Atualizado em 07/07/2026 às 14:25 - Por Gabi Ferreira
Menina de 9 anos é perseguida e assediada em praça de Alcinópolis
Homem que abordou a criança foi contido por populares até a chegada da polícia; autor foi preso
Publicado em 07/07/2026 às 09:31 - Atualizado em 07/07/2026 às 09:40 - Por Gabi Ferreira
Homem é preso com 155 gramas de maconha durante fiscalização em ônibus em Chapadão do Sul
Passageiro demonstrou nervosismo durante abordagem da Força Tática, confessou que transportava a droga e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil
Publicado em 07/07/2026 às 09:08 - Atualizado em 07/07/2026 às 09:23 - Por Gabi Ferreira
Bebê de 10 meses é internada após mastigar maconha em Coxim
Criança passou por lavagem gástrica e permaneceu internada sob observação; Conselho Tutelar retirou a guarda da mãe, de 18 anos
Publicado em 07/07/2026 às 07:59 - Atualizado em 07/07/2026 às 08:01 - Por Gabi Ferreira
Morador de Água Clara é executado a tiros em rodoviária de MS
Jovem, de 20 anos, havia se mudado há pouco para Três Lagoas; Polícia Civil investiga possível ligação do crime com facções criminosas
Publicado em 07/07/2026 às 06:58 - Atualizado em 07/07/2026 às 07:00 - Por Gabi Ferreira
Homem denuncia prejuízo após vender carro e não receber pagamento em Figueirão
Vítima afirma que entregou Fiat Uno por R$ 32 mil confiando em comprador, mas cheque foi devolvido e PIX prometido nunca foi realizado
Publicado em 06/07/2026 às 17:37 - Atualizado em 06/07/2026 às 17:39 - Por Ana Benitez
Criança de 11 anos fica ferida após ataque de pit bull em Chapadão do Sul
Animal fugiu de uma residência no bairro Sibipiruna; caso foi registrado pela Polícia Militar e será investigado pela Polícia Civil
Publicado em 06/07/2026 às 14:56 - Atualizado em 06/07/2026 às 14:58 - Por Ana Benitez
Motorista embriagado é preso após provocar acidente com motociclista em Chapadão do Sul
Condutor recusou o bafômetro e motociclista ficou ferido na colisão
Publicado em 06/07/2026 às 13:01 - Atualizado em 06/07/2026 às 13:02 - Por Ana Benitez